Pato de crista visto nos alagados – novo avistamento na REGUA

comb-duck_mg_5409-marcos-felipe-420x300
pato de crista, nos alagados, 23 de Julho (© Marcos Felipe)

O Biólogo Marcos Felipe Pinto tem administrado seu curso “Selvagem em foco” desde 2012 na RPPN REGUA. Tudo começou porque ele viu uma oportunidade de oferecer cursos direcionados a professionais e biólogos precisando de técnicas de campo na identificação de fauna. Os cursos ocorrem aos finais de semana, e o pessoal não tem descanso!! Geralmente cada curso tem 20 participantes vindos de todo o Brasil e até de países vizinhos.

No domingo passado, 23 de Julho, caminhando pelos alagados, Marcos avistou um pato diferente e com os seus binóculos identificou o pato de crista Sarkidiornis sylvicola. Três femeas estavam nadando as 10.00hs junto a marreca-pé-vermelha Amazonetta brasiliensis, irerê Dendrocygna viduata e frango d’agua Gallinula galeata. Isto foi o primeiro avistamento e estamos orgulhosos de inclui-lo na nossa lista de aves da REGUA.

Lisa

lisa-de-silva-joy-braker-420x300
Lisa (© Joy Braker)

Um de nossos funcionários mais valiosos e antigos, Lisa, se encontra atualmente internada num hospital.

Aqueles que visitaram REGUA e se hospedaram na Pousada conhecem Lisa como uma das nossas cozinheiras principais e dona de casa, preparando deliciosas refeições para os nossos clientes e cuidando da limpeza dos alojamentos.

A equipe médica do Hospital do Servidor no Rio tiveram que tomar a difícil decisão de amputar ambas as pernas, de modo que Lisa terá uma recuperação lenta e grandes mudanças para se adaptar.

Lisa é uma mulher cheia de fortaleza, que está lidando com esta situação de forma muito positiva.

Todos na REGUA lhe enviamos nosso amor e os melhores votos de restabelecimento, estando ansiosos pelo seu retorno.

Edificando uma comunidade

dscn2136-600x400-thomas-locke
Sandra em seu restaurante (© Tom Locke)
gorp1710-600x400-thomas-locke
Josué em sua loja (© Tom Locke)

Uma das partes mais gratificantes do trabalho da REGUA é ser capaz de aportar mudanças reais para a comunidade local. Duas pessoas realmente mudaram o futuro de suas famílias, aplicando as habilidades que eles usaram e aprimoraram durante o seu trabalho para o projeto.

Sandra Aparecida começou a trabalhar na REGUA antes da Pousada ter sido construída, tendo começado por cuidar dos primeiros pesquisadores que ficaram na Casa da Pesquisa. Em seguida, Sandra trabalhou com Raquel Locke, elaborando um cardápio de refeições, todas elas baseadas nas receitas locais. Por mais de uma década Sandra trabalhou com o time de Cozinheiras na Pousada, preparando refeições deliciosas para os nossos clientes. Hoje, ela administra seu próprio negócio juntamente com o marido: um restaurante familiar na localidade do Matumbo.

Josué Ouverney Heringer juntou-se ao projeto em 2002, tendo trabalhado como motorista e técnico faz-tudo [MacGyver] da REGUA. Usando as habilidades que ele aplicou e afinou na manutenção da Pousada, Centro de Conservação e dos veículos da REGUA, ele construiu e montou uma oficina no Matumbo, para reparação de motos, que também vende bebidas e lanches feitos pela esposa, que também foi cozinheira na REGUA por uma meia dúzia de anos.

A REGUA gostaria de agradecer publicamente a ambos – Sandra e Josué – por todo o seu trabalho e empenho e deseja-lhes tudo de bom e sucesso nos seus novos empreendimentos.